(...) existem momentos onde eu rebento música. Mas, antes que me esqueça, deixa-me dizer-te que compus outra coisa. Talvez seja um eco do que me disseste uma vez, que ‘por vezes te parecesse uma criança’. Por isso, fiquei subitamente cheio de inspiração e escrevi uma trintena de pequenas peças donde extrai doze e chamei-lhes ‘Cenas de Infância’.
Carta de Schumann a Clara, in Michel Schneider, Musiques de Nuit, Edition Odile Jacob, Paris 2001
A pianista uruguaia residente em Nova Iorque Polly Ferman fará, no Centro Cultural Banco do Brasil, um recital com músicas das américas (Gershwin, Piazzolla, Nazareth, Villa-Lobos etc, sua especialidade) e a obra que aqui destacamos: Kinderszenen, ou Cenas Infantis, de Schumann. Talvez o compositor alemão Robert Schumann (1810-1856) seja mais popular pelos fatos que marcaram sua vida, cercada por histórias paixão e loucura, do que por sua música. Em se tratando de um compositor pertencente ao grupo que inaugurou o romantismo na música, tal 'injustiça' acaba nos trazendo algum proveito.
Schumann teve como seus contemporâneos figuras como Chopin, Liszt, Menelssohn e, claro, Brahms.
As Cenas Infantis (Kinderszenen) op. 15 foram compostas em 1838, pouco tempo antes do seu casamento com Clara (1840). É uma peça onde está presente o lado lírico e extremamente sensível de Schumann. No trecho da carta a Clara transcrito no início deste tópico, Schumann menciona a obra e atribui a 'inspiração' por a ter composto ao 'eco' de uma frase dela sobre o lado infantil que por vezes se revela nos adultos.
As partes das Cenas Infantis são:
1. Von fremden Ländern und Menschen / De povos e terras distantes.
2. Kuriose Geschichte / História curiosa
3. Haschemann /Jogo da cabra-cega
4. Bittendes Kind /Desejo de criança
5. Glückes genug /Completamente feliz
6. Wichtige Begebenheit /Grande acontecimento
7. Träumerei /
8. Am Kamin /À lareira
9. Ritter vom Steckenpferd /Cavaleiro do cavalo de pau
10. Fast zu ernst /Quase demasiado sério
11. Fürchtenmachen /Assustar
12. Kind im Einschlummern /Criança a adormecer
13. Der Dichter spricht /O poeta fala
A primeira peça apresenta o tema principal, no qual estão baseados os motivos presentes nas outras peças.
Não faltam, nas prateleiras das boas lojas, gravações das Kinderszenen! Grandes pianistas como Vladimir Horowitz, Marta Argerich, Guiomar Novaes, Nelson Freire etc já tocaram em recitais e registraram a obra.
A obra é uma das pérolas do romantismo e da música pianística!
Referências:
Coleção Folha de Música Clássica;
BonaMusica;