quinta-feira, 27 de março de 2008

Prokofiev: "Ivan, O Terrível" (OSESP, 27 a 29 de março)



Nesta semana a OSESP oferece ao público uma jóia da música russa: o oratório Ivan, o Terrível, com música de Sergei Prokofiev (1891-1953).

Ivan IV (1530-1584), conhecido como Ivan Grozny (que significa Ivan, o terrível) foi o primeiro czar russo, quem implantou a autocracia na Rússia, que perdurou até 1917, com a Revolução Russa. Ivan, um dos maiores tiranos da história, teve seu governo marcado pela violência. Homem de fortes crenças religiosas e fascinado pela idéia e por representações do inferno, Ivan se deleitava com a tortura e morte de seus inimigos. Por outro lado, contrastando com o clima de terror, o povo sentia segurança sob a proteção do tirano, uma vez que a Rússia estava cercado
por
vizinhança pouco amigável e era vulnerável a ataques externos.
Quatro séculos mais tarde, a figura de Ivan causava admiração em outro governante sangrento, que também fez reinar um clima de terror sobre a então União Soviética: Stalin. Por essa razão, em 1942 Stalin encomendou ao grande cineastra soviético Sergei Eisenstein, um filme sobre o czar. Já parceiro de Eisenstein em outro filme, Prokofiev foi chamado pelo diretor para fazer a trilha sonora.
Após as mortes de Eisenstein e Prokofiev, o maestro Abram Stásevetch, que regeu a orquestra da trilha sonora do filme, incorporou textos do próprio Eisenstein e de Vladimir Lugovskôi à partitura, transformando-a num oratório. É essa versão que será apresentada pela OSESP.
Quanto à palavra 'oratório', vale observar que, embora tenha nascido, no século XVII, como uma ópera sobre temas religiosos, ao longo da história deixou de ser encenada (já que nem sempre ficava bem encenar temas sacros). Atualmente o termo se refere a uma peça que não precisa ter um tema religioso e é semelhante a uma ópera, porém não encenada.

O Prólogo começa com a abertura e é seguida por uma marcha, retratando o jovem Ivan, com então 13 anos, recebendo os embaixadores estrangeiros. O prólogo é encerrado com o coro cantando: "Darei as ordens sozinho... sem os boiardos.. Serei czar!" (Os boiardos eram uma espécie de senadores).
A Coroação, segunda parte do oratório, se inicia com um Kyrie, seguido por uma tradicional aclamação russa: "Possa ele viver para sempre!"

E segue o oratório, por mais de 70 minutos, revisitando a trajetória de Ivan, o terrível.

Mais informações sobre a vida e a época do primeiro czar:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/ivan_grozny.htm

Nenhum comentário: