quinta-feira, 10 de abril de 2008

Nepomuceno: Sinfonia em Sol Menor (OSESP, 10 a 12 de abril)


O compositor brasileiro Alberto Nepomuceno nasceu em Fortaleza, em 1864, e morreu no Rio de Janeiro em 1920. No 'caminho' entre Fortaleza e Rio, Nepomuceno passou por Roma, Berlim e Paris, onde estudou e recebeu influência de compositores românticos, sobretudo de Brahms, Wagner e Grieg. Em 1895 regeu um concerto com canções suas, em português, o que gerou polêmica, já que a língua portuguesa não era considerado um idioma adequado para o canto erudito. Nepomuceno rebateu as críticas: "Não tem pátria um povo que não canta em sua língua". A luta pela valorização da música, da língua e de compositores brasileiros fez parte da vida e da carreira de Nepomuceno. Por isso, mesmo em obras onde praticamente não há o traço nacionalista, mas sim o romantismo europeu, como é o caso da única sinfonia compositor, buscam-se, com certo exagero, as tais características nacionalistas.
Nas primeiras notas do primeiro movimento da Sinfonia já se faz notar a presença de Brahms: a obra começa de forma bastante semelhante à Terceira Sinfonia do compositor alemão. Seria grande ingenuidade atribuir tal semelhança a um 'acidente'; uma homenagem ao 'mestre', porém, é uma suposição bastante razoável. Além de Brahms, Wagner também está presente na sinfonia, sobretudo no segundo e no terceiro movimentos. Movimentos rápido e repetitivos com os arcos dos violinos, por exemplo, é uma marca wagneriana. No último movimento encontramos Tchaikovsky. Tudo isso pode transmitir a impressão de que a sinfonia é pouco original e desinteressante. Ao contrário: é uma sinfonia bastante interessante de um compositor que não estava alheio à música que acontecia ao seu redor.
A versão da sinfonia que será apresentada pela OSESP é o resultado de uma reedição coordenada pelo pesquisador da USP, Prof. Rodolfo Coelho de Souza. A reedição foi feita com base nos manuscritos de Nepomuceno. Tal trabalho se mostrou necessário, uma vez que foi constatada a existência de muitos erros nas edições já existentes e feitas, inclusive, sob a suposição da existência de fortes traços nacionalistas na composição. Uma gravação existente que reflete essa tendência é a da Orquestra Sinfônica Brasileira. Na gravação da Orquestra Sinfônica de Campinas, por outro lado, já pode ser ouvida uma obra mais romântica. Será de grande interesse ouvir o resultado da pesquisa e da reedição no concerto deste fim de semana, na Sala São Paulo, sob a batuta de John Neschling.

Referências:
Wikipedia - Alberto Nepomuceno;
Alberto Nepomuceno: http://www.bn.br/fbn/musica/nepo/nepo_lis.htm

Um comentário:

À Luz das EScrituras disse...

Afinal, Nepomuceno era um compositor do período romantico ou não? Esta é uma duvida que eu tenho, principalmente quando ouço a sinfonia em G minor.