quinta-feira, 24 de abril de 2008

Saint-Saëns: Concerto para Piano n.5 - Jean-Philippe Collard e OSESP (24 a 26 de abril)

Nesta semana o renomado pianista francês Jean-Philippe Collard interpretará, ao lado da OSESP e sob a batuta do maestro John Neschling, o Concerto para Piano número 5 em Fá Maior de seu conterrâneo Camille Saint-Saëns (1835-1921). Este concerto, o último do compositor francês, foi composto em 1896, 20 anos após o quarto concerto e 25 anos antes da morte do compositor.
Saint-Saëns foi contemporâneo de Brahms, Mahler, Wagner, Liszt (de quem foi amigo), Debussy... e está entre as importantes figuras desse período de transição entre os séculos XIX e XX. Com dois anos o pequeno Camille já começou a 'brincar' no piano que havia em sua casa. Começou a tomar aulas de música com sua mãe e sua tia e em 1846, aos 11 anos, apresentou-se pela primeira vez em público, em Paris. É interessante, ainda, apontar que em 1899 Saint-Saëns esteve no Brasil e fez concertos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O Concerto para Piano n.5 foi composto e estreado por Saint-Saëns para comemorar seus cinquenta anos de carreira, tendo sido bem recebido pelo público e pela crítica.
O nome dado ao concerto de "Egípcio" deve-se ao fato de o concerto ter sido concluído no Egito, na cidade de de Luxor, durante uma das constantes viagens de férias de Saint-Saëns. Além disso, de acordo com o compositor, o tema principal do segundo movimento é uma canção de amor da Núbia que ele ouviu durante uma viagem de barco pelo rio Nilo.
O primeiro movimento, allegro, é marcado por dois temas principais, bastante líricos, e momentos de polifonia. Há uma sitação da ária "Mon coeur s'ouver à ta voix" de sua ópera Sansão e Dalila.
O segundo movimento, apesar de ser um andante, começa com um rufar dos tímpanos, que é seguido intensamente pelos instrumentos da orquestra, bem como pelo piano. Tal introdução abre caminho para a canção egípcia citada acima.
O terceiro movimento é um molto allegro.

Gravações importantes do concerto foram feitas pela nossa Magda Tagliaferro, por Jeanne-Marie Darré e por Jean-Philippe Collard (EMI), que teremos a oportunidade de ouvir ao vivo, na Sala São Paulo.

Referências:
Camille Saint-Saëns - Wikipédia (português);
Piano Concerto n.5 (Saint-Saëns) - Wikipedia (inglês);
Jean-Philippe Collard - Wikipedia (inglês);

Nenhum comentário: